Nicho de Mercado – O que é e qual sua importância?
A definição do Nicho de Mercado em que vai atuar deve ser o primeiro passo do Plano Estratégico de Marketing do seu negócio.
É nessa fase em que vai definir para qual público vai fornecer suas soluções ou produtos e sabendo isso, pode definir quais são os esforços que deverá fazer para atendê-los e gerar resultados.
Definir em que Nicho vai atuar é tão importante que para muitos empreendedores essa é uma etapa que gera uma certa “paralisia” de suas ações ficando estagnados até que consigam prosperar com essa ideia.
O que é Nicho de Mercado?
Falar em Mercado, é um conceito Macro, sendo assim podemos dizer que ele pode ser subdividido em partes que atendam a uma necessidade específica, interesses semelhantes, particularidades próprias de uma audiência.
É muito importante não confundir Nicho com Segmentação de Mercado e é muito fácil que isso ocorra devido a algumas semelhanças, mas o Nicho de forma mais simples trata de necessidades especificas, algo mais específico, já o mercado age de forma mais ampla.
Um exemplo de Nicho Mercado – Restaurantes e Delivery.
Conhecemos os restaurantes tradicionais que as pessoas vão até o local e escolhem seus produtos para consumo, mas existem pessoas que não querem sair de casa para comer. Então surgiram os restaurantes por Delivery como o Ifood. Um sucesso no mercado através da escolha bem-feita de um Nicho que ainda era pouco explorado.
Tipos de Nicho de Mercado.
Você já viu que definir um Nicho de Mercado é muito importante. Viu também o que é e a importância de não confundir com Segmento de Mercado.
Agora precisa saber quais são os tipos de Nichos e definir qual faz sentido para o seu negócio.
Segmentação Geográfica
Nessa segmentação o foco é a localidade do seu público – alvo. Pode-se pensar nesse caso em bairro, cidade, estado, país ou região.
Também é muito importante para esse tipo de nicho analisar a concorrência que já atua no local em que seu negócio se estabelecerá.
Segmentação Demográfica
Faixa etária, gênero, religião, renda, nacionalidade, classe social ou grau de instrução são alguns dos aspectos levados em conta nessa segmentação.
Podemos citar aqui exemplos academias para mulheres somente, escolas com ensino somente infantil.
Segmentação psicográfica
Aqui, temos um nicho com foco no estilo de vida, valores e personalidade do seu público, atitudes, emocional.
As empregas que vendem produtos direcionados ao Veganismo é um exemplo muito atual para esse tipo de segmentação.
Outros exemplos podem ser lojas que vendem produtos para um determinado estilo musical ou produtos que solucionem problemas de alimentação para pessoas que tenham algum tipo de intolerância.
Segmentação comportamental
É o nicho segmentado pelo comportamento onde é baseado nos hábitos de consumo do seu público – alvo.
Entender o que seu público consome, o que ele precisa, a quantidade consumida, qual a frequência etc., são pontos essenciais nessa segmentação.
Tênis para corrida ou cursos em que os alunos têm flexibilidade na sua agenda, são exemplos relevantes.
Mas, como definir um nicho de mercado?
Definir o nicho deve ser feito de forma cuidadosa e planejada e não aleatória. Uma boa definição proporcionará direcionamento dos esforções, economia e maiores possibilidades de resultados positivos.
1 – Liste habilidades que você tem – facilidades com finanças, elétrica, empreendedorismo etc.
2 – Liste coisas que gostaria de aprender – aqui é uma oportunidade, porque muitas vezes procuramos algo que não temos tantas informações de qualidade e você pode criar isso. Também se procura é porque tem algum interesse e não vai ficar tão cansativo para ser o tema do seu negócio.
3 – Observe o mercado, avaliando se tem procura de um determinado produto e como são as ofertas. Se existe procura, é um bom sinal, mas avalie quais são seus concorrentes e se oferecem soluções similares as suas.
4 – Avalie as tendências – são itens que tem muita procura, mas também com muitas ofertas e ser mais um não fará com que você tenha sucesso. Por isso o ideal é fornecer soluções mais consistentes, muitas vezes com demanda, mas com poucas ofertas. Pensar em oferecer soluções para problemas específicos pode ajudar nesse tema.
5 – Avalie também suas possibilidades para competir nesse nicho.
6 – Foco no público específico – saber as características do público que deseja atingir é essencial, já que através desse conhecimento vai conseguir observar qual tipo de conteúdo abordar, quais estratégias adotar para alcançar ele, quais são suas necessidades e o que ele espera do seu produto.
7 – Faça uma validação do seu produto, faça testes e observe cuidadosamente os resultados, quais são os pontos positivos e negativos, qual foi a aceitação etc.
Qual a importância de definir o Nicho de Mercado?
Após abordarmos o que é Nicho de Mercado, quais são os tipos de Nichos e como definir, devemos fixar qual a sua importância em seu negócio.
É muito comum que as pessoas vejam o mercado amplo como um mar de possibilidades, podendo vender de tudo para todos. Mas as coisas não são bem assim. Você não teria domínio de tudo que está vendendo, não saberia que tipo de solução está gerando, muito menos conseguiria ver com quais concorrentes está participando.
Quando define um nicho para trabalhar é como se tivesse um raio laser focado, seu alvo será acertado com maior precisão.
Quando pensa em gerar soluções a um determinado segmento, com um público específico é mais provável que tenha sucesso e gere resultado positivos.
Trabalhar em um nicho específico possibilita não desperdiçar recursos, esforços e tempo tentando atingir um público que não tem interesse no segmento do seu produto.
Você poderá identificar com rapidez onde se encontram seus potenciais clientes.
Segmentando a concorrência diminui possibilitando maiores resultados positivos.
Definir o Nicho de Mercado é muito importante e apesar de muitas vezes parecer que é perda de tempo, é o que aumentará muito suas possibilidades de sucesso.
Deixe um comentário